Perguntas Frequentes

O que é a Chapa?

A Chapa é uma placa de metal que funciona como uma pedra refratária, mas de uma forma muito mais eficiente e durável.

Por que a Chapa é melhor que a pedra refratária?

A Chapa acumula e transfere até 18 vezes mais energia que uma pedra refratária tradicional, assim assa mais rápido e uniformemente a uma temperatura mais baixa, excelente para uso residencial.

Qual a ciência por trás da Chapa?

Imagine que você está em um cômodo de sua casa e a temperatura é de 25°C. Teoricamente todos objetos nesse ambiente estão nessa mesma temperatura, mas ao tocar em cada material, por quê há a sensação de uns parecerem mais frios ou mais quentes?

Trata-se do processo físico da capacidade de transferência de energia térmica de cada material. A madeira dá uma sensação de estar mais quente que o plástico e este mais quente que o metal, por exemplo. Enfim, porque o metal parece estar mais frio? Porque ele “rouba” mais rapidamente o calor de seus dedos, deixando neste a sensação fria. O mesmo ocorre com outros materiais, mas de forma mais lenta. De um modo prático, quando a Chapa está quente no forno, a massa que será colocada sobre ela irá “roubar” mais rapidamente o calor armazenado nela.

Posso usar no forno de minha casa?

A Chapa foi especialmente desenvolvida para fornos domésticos e semiprofissionais, sejam eles a gás ou elétricos.

Qual o material da Chapa?

A Chapa é feita 100% de aço carbono.

Quais são os formatos das Chapas?

As Chapas Original e Pro são retangulares e a Redonda, como o próprio nome diz, é redonda.

Quais são as medidas das Chapas?

As Chapas Original e Pro têm 35,5cm de largura e 40cm de comprimento, já a redonda tem 35,5cm de diâmetro. 

Será que a Chapa cabe no meu forno?

Cabe em praticamente todos os fornos, inclusive fogões de 4 bocas. Para se assegurar que não terá problemas com isso, deve-se medir a grade de seu forno onde a Chapa ficará apoiada, ela deve ter no mínimo as dimensões da Chapa. Em fornos a gás, recomenda-se também medir a distância entre as paredes laterais da câmara do forno, esta não deve ser menor que 42cm.

Se a Chapa tem 35,5cm de largura, por que meu forno a gás deve ter pelo menos 42cm de largura interna?

Em fornos a gás a fonte de calor é apenas na base do forno, se a Chapa ficar muito próxima das laterais o calor pode não se propagar muito bem para a parte superior do forno.

Meu forno é elétrico, preciso medir a largura de meu forno?

Depende, geralmente fornos elétricos têm 2 fontes de calor, na parte inferior e na parte superior do forno. Assim, faz-se necessário apenas uma folga de cerca de 7cm na profundidade do forno.

Tirei as medidas e a Chapa não cabe no meu forno, ele é muito estreito. Não posso usar a Chapa?

Podem ser confeccionadas Chapas em tamanhos especiais sob encomenda, seja em tamanhos maiores ou menores. Entre em Contato conosco e solicite uma cotação especial, você também pode ter sua Chapa.

O frete é grátis?

Sim, o frete é grátis para todo Brasil.

Qual o prazo de entrega?

O prazo de entrega varia conforme o destino, mas você pode consultar nossa tabela de prazos acessando nossa Política de Frete.

Qual a diferença básica entre a Chapa Original e a Pro?

A Chapa Original tem 6mm de espessura, já a Pro tem 9 mm.

Estou em dúvida entre a Original e a Pro, qual seria melhor para meu uso?

A Chapa Original pesa cerca de 7Kg e atende muito bem em 90% dos casos, como para quem gosta de fazer pães e pizzas para a família. Já a Chapa Pro pesa cerca de 10,5Kg (50% mais pesada que a Original) e é mais indicada para usuários mais exigentes no controle da temperatura, pois como é mais grossa, armazena 50% mais energia que o modelo Original. Por exemplo, ao precisar abrir a porta do forno, este “perde” menos temperatura; assim como ao assar diversas pizzas para família e amigos, a Chapa Pro assaria uma quantidade maior antes de precisar um tempo para seu reaquecimento.

As Chapas são pesadas?

Sim, como elas são feitas de aço têm seu peso um pouco elevado. A Chapa Original pesa em torno de 7Kg, a Pro cerca de 10,5Kg e a Redonda 7,5Kg.

Como a Chapa deve ser usada no meu forno doméstico?

A Chapa deve ser colocada na grade mais alta de seu forno, já ajustada sua altura conforme o que pretende assar. Nunca a use na base do forno, junto a fonte de calor, caso contrário ela armazenará muita energia e irá sobreaquecer. Ligue o forno na temperatura máxima e aguarde seu aquecimento até a temperatura desejada. Na média, a Chapa atinge 250°C em cerca de 45 minutos, podendo variar conforme a capacidade e tipo de seu forno.

Uso pedra refratária na base do forno, posso usar a Chapa também na base?

Não, a Chapa não deve ser usada na base do forno, pois ela tem uma grande capacidade de captação de energia e em contato com a fonte de calor (em fornos a gás por exemplo), ela facilmente supera os 300°C, podendo queimar o que será colocado em sua superfície.

Preciso ter um termômetro para usar a Chapa?

O uso de termômetro não é obrigatório, mas é altamente recomendável, mesmo que já tenha prática no uso de pedras refratárias. A Chapa tem propriedades e capacidades diferentes e é muito mais eficiente que a pedra, assim um termômetro ajudaria a extrair o melhor que a Chapa pode oferecer.

Posso usar a Chapa na churrasqueira?

Sim, a Chapa pode ser usada em churrasqueiras.

A Chapa pode ser usada na boca do fogão?

Sim, ela pode ser usada na boca do fogão, seja ele a gás, elétrico ou de indução.

A Chapa pode ser lavada?

Sim, após cada uso, com a Chapa já fria, recomenda-se que seja feita a manutenção que consiste em sua lavagem e reforço da cura.

Como é feita manutenção da Chapa?

Após o uso, com a Chapa já fria, raspe gentilmente com uma espátula os resíduos da superfície e logo após lave com o lado macio da esponja  e detergente. Em seguida seque imediatamente com um pano seco ou papel toalha, não deixe a chapa secar ao tempo. O próximo passo é reforçar a cura da Chapa.

Como é feito o reforço da cura da Chapa?

Já enviamos sua Chapa pré-curada, mas é importante que após cada uso, ou com certa frequência, a cura seja reforçada. Com a Chapa já limpa e seca, passe uma fina camada de óleo, preferencialmente óleo vegetal virgem como o azeite, com papel toalha por toda Chapa, inclusive as bordas. Para retirar o excesso de óleo, passe um pedaço limpo de papel toalha. Agora sua Chapa está pronta para o próximo uso.

A Chapa quebra?

Diferentemente de uma pedra refratária, a Chapa é virtualmente indestrutível, não trinca, racha ou quebra. Garantido!

Qual a durabilidade da Chapa?

Desde que sua manutenção seja feita, a Chapa foi feita para durar pela vida inteira, possivelmente mais de uma, sendo passada através das gerações para filhos e netos.

Manchas e arranhões?

A superfície da Chapa é meio delicada e propensa a marcas. Pequenas imperfeições, marcas na superfície, arranhões e pequenas variações de cor são normais e não afetam em nada o desempenho do produto. Com o tempo e com cada uso da Chapa, sua superfície se fortalecerá e também ficará cada vez mais escura.

A Chapa enferruja?

Considerando que a manutenção seja feita da maneira correta, ela não irá enferrujar. O processo de cura a impermeabiliza e evita que isso aconteça. A cada manutenção realizada a Chapa ficará melhor e mais resistente.

Percebi que deixei minha Chapa oxidar. Por que isso ocorreu?

A oxidação da Chapa pode ocorrer por alguma falha na manutenção da cura que protege a Chapa. Geralmente isso ocorre quando se lava a Chapa com algo muito abrasivo pois se está removendo justamente a camada protetiva dela. Em outras ocasiões a oxidação pode ocorrer quando se deixa a Chapa armazenada em algum lugar com excesso de umidade por exemplo.

Consigo recuperar uma Chapa oxidada?

Sim, lembre-se que a Chapa é praticamente indestrutível! Há um procedimento caseiro e relativamente simples que funciona em praticamente todos os casos. Ele pode recuperar sua Chapa e até deixá-la como nova novamente. Com a parte verde de uma esponja nova de cozinha, raspe a área que deseja recuperar ou até mesmo toda Chapa. Este processo de raspagem pode ser feito a seco, úmido e até com auxílio de um pouco de detergente para facilitar. A área raspada ficará clara, assim como você recebeu sua Chapa no primeiro dia, mas estará sem proteção alguma. Após a raspagem, lave a Chapa e a seque bem logo em seguida. Com ela já bem seca, com um pedaço de papel toalha passe uma fina camada de óleo vegetal virgem como o azeite por toda Chapa (não recomendamos o uso de óleos refinados como o de soja por exemplo) e use outro pedaço de papel toalha para retirar o excesso de óleo que possa haver sobre a Chapa. Em seguida coloque ela no seu forno doméstico e a aqueça à temperatura máxima por 30 minutos. Em seguida desligue o forno e a deixe esfriar onde está. Quando já fria, passe novamente uma fina camada de óleo na Chapa e ela já estará pronta para uso. Para um maior reforço da cura, recomendamos que seja repetido o processo de óleo-aquecimento-óleo por uma segunda vez.

Logo após o primeiro uso a Chapa ficou mais escura, isso é normal?

Sim, é normal e significa que sua Chapa está cada vez mais protegida. A cada uso a Chapa vai ficando mais escura, chegando a um tom de bronze bem escuro. Isso ocorre porque quando a Chapa é aquecida, o óleo que previamente foi passado queima e "gruda" nela, fazendo a cada aquecimento com óleo novo uma nova camada de proteção contra oxidação. Esse é o processo de cura do metal.

Qual o melhor lugar para armazená-la?

A Chapa é plana e de fácil armazenamento em qualquer armário, mas o melhor lugar para mantê-la é dentro do forno. Mesmo que não a use diretamente quando ligar o forno para preparar diferentes receitas, ela terá um papel muito importante para reter e estabilizar a temperatura do forno, tornando-o melhor e mais eficiente. Atenção, pois com o uso da Chapa seu forno trabalhará de forma diferente, possivelmente um melhor ajuste de tempo/temperatura será necessário em suas receitas habituais.